ERA UMA VEZ O CINEMA


O Retrato de Dorian Gray (1945)

cover O Retrato de Dorian Gray

link to O Retrato de Dorian Gray on IMDb

País: USA, 110 minutos

Titulo Original: The Picture of Dorian Gray (Título Original)

Diretor(s): Albert Lewin

Gênero(s): Drama, Fantasia, Terror, Mistério, Romance, Suspense

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.5/10 (11375 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Harry Stradling Sr.)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Angela Lansbury)

Prêmios Hugo

Hugo de Melhor Apresentação Dramática (Albert Lewin, Oscar Wilde)

INDICAÇÕESstar star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Angela Lansbury)

Oscar de Melhor Direção de Arte - Decoração de Interiores (Cedric Gibbons, Hans Peters, Edwin B. Willis, John Bonar, Hugh Hunt )

Sinopse: Dorian Gray é um homem jovem, rico e bonito, vivendo no século XIX em Londres. Embora inteligente, é ingênuo e facilmente manipulado. Ao posar para uma pintura de seu amigo Basil Hallward, Dorian encontra Lord Henry Wotton, amigo de Basil. Lord Henry é cínico e espirituoso, e diz a Dorian que a única vida que vale a pena ser vivida é aquela dedicada inteiramente ao prazer. Depois de ser convencido de que a juventude e a beleza lhe trarão tudo o que deseja, Dorian passa a acreditar abertamente que seu retrato possa envelhecer ao invés dele. Ele expressa tal desejo na presença de uma estátua egípcia que, supostamente, tem o poder de conceder desejos.

Certo dia, ao visitar uma taberna, Dorian se apaixona por uma bela cantora chamada Sibyl Vane. Os dois iniciam um relacionamento, apesar da desaprovação do irmão de Sibyl, James Vane, e em algumas semanas se mostram completamente envolvidos. Embora se sentindo muito feliz, Dorian é novamente persuadido por Lord Henry a perseguir um estilo de vida mais hedonista. Assim, ele envia à Sibyl uma carta ofensiva, rompendo seu relacionamento e a "compensando" com uma grande soma em dinheiro.

Na manhã seguinte, Lord Henry informa Dorian que Sibyl havia se matado na noite anterior. Inicialmente chocado com o ocorrido, logo depois ele adota a maneira indiferente de Lord Henry. Naquela noite, ao voltar para casa, Dorian percebe uma mudança no retrato que Basil havia pintado e que agora paira em sua sala de estar. Abalado, ele se torna ainda mais dedicado a viver uma vida pecaminosa e sem coração.

Anos mais tarde, ao completar quarenta anos, ele continua com a mesma aparência de quando tinha apenas vinte e dois anos de idade. Os habitantes da cidade ficam impressionados com sua aparência imutável. Por mais de dezoito anos de devassidão inútil, o retrato permanece trancado e Dorian se torna cada vez mais paranoico. Ao longo dos anos, a pintura do jovem Dorian se transformou em uma criatura horrenda, semelhante a um demônio, que reflete seus pecados. Quando Basil tenta conversar com Dorian numa tentativa de fazer com que ele mude de vida, este entra em pânico e assassina o amigo, deixando o corpo trancado na sala em que se encontra o retrato. Em seguida, chantageia um velho amigo, Allen Campbell, para que dê um sumiço no corpo de Basil.

Numa tentativa de mudar de vida, ele se aproxima de Gladys Hallward, sobrinha de Basil que era uma criança na época em que seu retrato foi pintado. Embora a jovem o ame e se sinta muito feliz quando ele lhe propõe casamento, seus velhos amigos começam a achá-lo suspeito. Ele mesmo começa a perceber o dano que sua vida está fazendo a si mesmo e a outros.

Ao ser agredido por James Vane, irmão de Sibyl, que jurou vingar-se pela morte de sua irmã, ele o baleia acidentalmente durante uma caçada em sua propriedade. Sentindo-se culpado de mais uma morte, ele percebe que ainda pode poupar Gladys do infortúnio que certamente causará a ela.

Assim, depois de deixar uma carta explicando seu comportamento, ele se dirige à sala onde se encontra seu retrato. Lá, ele nota uma sutil melhoria na pintura, devido à sua determinação de não prejudicar Gladys, e resolve mudar sua vida, começando com a destruição da tal pintura. Ao apunhalar seu retrato no coração, para se libertar do feitiço, ele grita como se tivesse igualmente sido esfaqueado.

Quando seus amigos vão à sua casa, o encontram morto no chão, com uma aparência que reflete todos os seus pecados cometidos em vida. Ao seu lado, seu retrato se mostra impecável, com a fisionomia de um jovem inocente.

Elenco: